Psicologia Clínica Adultos
A psicoterapia trata diversos problemas psicológicos, entre os quais a depressão, a ansiedade e as dificuldades de relacionamento com as outras pessoas. É uma forma muito eficaz para a resolução de problemas psicológicos, mesmo daqueles que já existem há muitos anos. 

O tratamento destes problemas é feito através de conversas semanais de 50 minutos com um psicoterapeuta.  

Pode ser necessário que o paciente seja medicado nos primeiros tempos da psicoterapia. Contudo, a não ser que existam problemas ao nível físico, estes medicamentos não curam os problemas, aliviam unicamente os sintomas. Em alguns casos os medicamentos podem ser necessários para melhorar o funcionamento mental do paciente, de forma a possibilitar a psicoterapia. 

A psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico do paciente com a ajuda do terapeuta, levando a um maior auto-conhecimento em relação a factores como a influência dos acontecimentos na história pessoal, a personalidade e padrões de relacionamento interpessoal. Abrem-se então novas perspectivas de aprender  a comportar-se, a sentir e a pensar diferentemente, de forma a desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida. 

Um aspecto  polémico das psicoterapias é o pagamento obrigatório das sessões que não são desmarcadas com  antecedência. Só razões de absoluta força maior podem constituir uma excepção. Há duas razões para esta regra: a primeira é uma responsabilização máxima do cliente em assegurar e proteger a sua hora de terapia e a segunda é a protecção do terapeuta: o número de horas que um terapeuta humanamente pode exercer é limitado, e as 24 horas permitem a marcação de um outro cliente sem prejuízos para o terapeuta e com benefícios para outra pessoa.

Uma  psicoterapia pode-se fazer em qualquer fase da vida. No entanto, quanto mais cedo melhor, uma vez que se aproveita o investimento durante mais tempo.

Para saber locais de consulta aceda a contactos.

Teresa Paula Marques | Email:info@teresapaulamarques.com| www.teresapaulamarques.com
fotografia de Augusto Brázio

"A terapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver".
(Fritz Perls, psicoterapeuta)