Aconselhamento Parental

 A verdade é que os filhos não trazem na altura do nascimento um “manual de instruções” que permita aos pais definir previamente a melhor forma de os educar. Trata-se de um processo de constantes adaptações e desafios que implica uma contínua aprendizagem de todos os intervenientes da família. Cada filho é um ser único, com a sua própria personalidade.

Ao longo do desenvolvimento, as crianças e os jovens vão passando por fases que pressupõem a aquisição de determinadas competências e limitações.  Importa que os pais estejam conscientes destas mudanças por forma a poderem educar os seus filhos com tranquilidade mas também com persistência.

Alguns pais consideram-se pouco capazes de impor regras, e explicam os comportamentos dos filhos à luz de “ele já nasceu com muita personalidade” ou “é teimoso como o avô”, encolhendo os ombros numa atitude de passividade, mostrando aos outros que não há nada a fazer em relação a isso. Outros, relativizam certos comportamentos, tendo a ideia de que com a idade tudo irá passar e que o problema se resolverá por si !

Como diz o provérbio Nigeriano – “Para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira “. Educar uma criança exige muita disponibilidade, firmeza e tolerância às frustrações. No entanto, não nos podemos esquecer que os próprios pais, durante esse longo período de educação, estão igualmente a aprender a ser pais e, simultaneamente a responder a desafios pessoais, profissionais, financeiros, de relação com o cônjuge, entre outros.

A gestão de todos estes processos pode levar à necessidade de procura de aconselhamento quanto a possíveis dúvidas ou mesmo dificuldades quanto a diversas questões que surjam na dinâmica familiar e nos comportamentos dos filhos. Este aconselhamento pode ser feito somente com os pais ou, dependendo da problemática, também com sessões individuais com os filhos.

A minha experiência …

2017 – apresentadora do programa “Supernanny” (SIC)

Desde Novembro de 2011 – responsável pelo “Curso de Aconselhamento Parental. Saber lidar com os filhos” – Formação Contínua (24 horas). Curso dirigido a psicólogos, educadores sociais, educadores de infância, técnicos de serviço social e médicos. Departamento de Formação Avançada do ISPA – Instituto Universitário, Lisboa

Desde 1998 – aconselhamento individual a pais, sessões de esclarecimento e palestras em escolas, artigos para a imprensa acerca da parentalidade, publicação de seis livros sobre esta temática.